Novo smartwatch da Samsung é o primeiro do mundo a oferecer o teste de análise da composição corporal por meio da bioimpedância; confira o passo a passo

A linha Galaxy Watch4 é uma grande aliada no monitoramento da saúde e foi desenvolvida para fornecer uma leitura corporal completa do usuário graças a um recurso exclusivo e pioneiro: o sensor BioActive.

O Galaxy Watch4 e o Galaxy Watch4 Classic são capazes de ler as porcentagens de gordura corporal e a massa de músculo esquelético, detalhando os índices por meio de um relatório que pode ser acessado pelo smartphone. Estes smartwatches são os primeiros dispositivos da categoria no mercado a oferecer o cálculo por bioimpedância diretamente do pulso.

O que é composição corporal?

Segundo o Dr. Daniel Stellin composição corporal é o termo que define o conjunto de componentes que constituem a massa corpórea. A avaliação da composição corporal é de fundamental relevância na determinação do percentual de gordura no corpo e definição de estratégias para atingir diferentes objetivos, como o emagrecimento ou o ganho de massa muscular, por exemplo.

A composição corporal é divida em dois grupos diferentes do ponto de vista de performance e funcional, sendo eles a massa magra (aquela que é composta por proteínas, conteúdo mineral ósseo e água extra e intracelular) e massa gorda (peso da gordura corporal).

Como funciona o teste de composição corporal no Galaxy Watch4 ?

O sensor BioActive utiliza um único chip para operar com precisão três poderosos sensores de saúde: eletrocardiograma (ECG), pressão arterial e, principalmente, a exclusiva função de análise da composição corporal por meio da bioimpedância.

Confira o passo a passo para medir a composição corporal pelo Galaxy Watch4:

  1. Antes de qualquer tarefa, limpe, com um pano macio, o sensor Samsung Bio Active para obter uma métrica mais apurada.
  2. Vá até a função Composição Corporal e clique em Medir. Inclua a sua altura (somente na primeira vez de uso) e depois o seu peso e então clique em confirmar.
  3. Agora seu smartwatch já está pronto para aferir a sua composição corporal, então confira que se a pulseira está bem ajustada ao seu pulso.
  4. Posicione seus dedos do meio e o anelar encostando sobre os botões na lateral do dispositivo (sem pressionar) e os mantenham posicionados até o final da medição. Não deixe seus dedos tocarem sua outra mão ou o relógio durante a medição.
  5. Levante seus braços deixando as axilas abertas e mantenha-se desta forma por aproximadamente 15 segundos para obter as informações detalhadas do teste.
  6. Para analisar os resultados, basta rolar a tela.

O relatório completo e detalhado de sua análise corporal fica registrado no próprio smartwatch e também no seu smartphone, no aplicativo Samsung Health, na função Composição Corporal.

Esteja ciente das seguintes condições antes de medir sua composição corporal

Você pode obter resultados de composição corporal mais precisos seguindo estas condições de medição:

  • Meça no mesmo horário do dia (recomendado para medir pela manhã).
  • Meça com o estômago vazio.
  • Meça depois de ir ao banheiro.
  • Meça quando você não estiver menstrual.
  • Meça antes de fazer atividades que aumentem a temperatura do corpo, como exercícios, tomar banho ou ir à sauna.
  • Meça depois de remover objetos de metal de seu corpo, como um colar.
  • Repita esse procedimento diariamente em horários similares
  • Fazer a medição em jejum e com a bexiga vazia pode gerar resultados mais assertivos
  • Não faça a aferição logo após se exercitar, tomar banho, fazer sauna ou qualquer outra atividade que eleve a temperatura corporal.

Postura de medição correta

  • Coloque os dois braços na altura do peito, de modo que as axilas fiquem abertas, mas sem contato com o corpo.
  • Não permita que os dois dedos colocados nas teclas Home e Voltar entrem em contato um com o outro. Além disso, não toque nas outras partes do relógio com os dedos, exceto as teclas.
  • Fique estável e não se mova para obter resultados de medição precisos.
  • O sinal pode sofrer interrupções quando seu dedo está seco. Nesse caso, meça a composição corporal após aplicar o toner ou a loção para umedecer a pele dos dedos.
  • Limpe a parte de trás do relógio antes de medir para obter resultados de medição precisos.

Como melhorar a composição do corpo?

Apesar do fato de muitas pessoas valorizarem o peso que aparece na balança e focarem nas medidas da fita métrica, incluindo a circunferência dos braços, tamanho da barriga e dimensões das coxas, esses não são os parâmetros mais importantes para a manutenção de um corpo saudável. Não que eles devam ser desconsiderados, mas a medida que mais importa, tanto em relação à saúde, quanto em relação à manutenção da estética, é o percentual de gordura.

Quando se trata de composição corporal, o ideal é que a porcentagem de gordura no corpo seja pequena, ao passo que o teor de massa magra seja mais elevado. Atualmente existe um conceito novo chamado de obesidade sarcopênica, que significa que mesmo o indivíduo com peso e IMC normais  porém com elevada gordura e  baixo percentual de massa magra, apresenta os mesmos riscos cardiovasculares e para doenças crônicas que os obesos.

Para conquistar esse feito e melhorar a composição corporal de maneira significativa, vale a pena seguir as dicas abaixo:

  • Faça exames regulares de bioimpedância para conhecer a sua composição corporal a fundo e traçar as estratégias adequadas para o ganho de massa magra;
  • Adote uma dieta balanceada, apostando no consumo equilibrado de proteínas, lipídios do bem e carboidratos. A alimentação de qualidade cumpre um papel fundamental no ganho de massa muscular e redução de gordura corporal;
  • Pratique musculação e atividades aeróbicas. Os exercícios aeróbicos queimam gordura, enquanto a musculação contribui no fortalecimento e ganho de massa magra;
  • Equilibre seus hormônios. Um metabolismo ágil e saudável depende diretamente do equilíbrio hormonal. Quando os hormônios estão em desordem, com níveis flutuantes, essa condição facilita o armazenamento da gordura corporal, dificultando sua queima;
  • Durma bem. Os bons hábitos de sono ajudam na recuperação pós-treino e favorecem a composição corporal. Por outro lado, dormir mal aumenta a produção de grelina, hormônio que estimula o apetite. Ainda por cima, diminui a leptina, hormônio que contribui na sensação de saciedade.

Esta é apenas uma das inúmeras funções e facilidades que o Galaxy Watch4 oferece aos consumidores Samsung. Comece hoje mesmo a conhecer e explorar o seu Galaxy Watch4.

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