A novidade chegou a com a promessa de facilitar nossas vidas, mas se você ainda não sabe muito bem o que é ou qual o propósito da ferramenta venha conhecer.

Este recurso é o mesmo que uma transferência bancária (TED/DOC/Pix): o dinheiro sai da conta de quem enviou e é depositado na conta da outra pessoa, sem taxas.

Nesse caso, funciona apenas com o cartão de débito. Para empresas, os pagamentos podem ser emitidos na fatura do cartão de crédito dos clientes, o mesmo que fazer uma compra pela internet. Estabelecimentos também podem ser pagos pela função débito.

O Pagamentos do WhatsApp (nome oficial do recurso) funciona com o Facebook Pay, a tecnologia para pagamentos da rede social. No entanto, não é necessário ter conta no Facebook ou acessá-la para configurar os pagamentos, isso é feito no WhatsApp.

Os usuários deverão configurar um PIN (código numérico) que será usado em cada transação, para manter a segurança dos pagamentos. Não há criptografia de ponta a ponta, já que os bancos precisam ter acesso às informações também.

Contudo, o WhatsApp afirma que “um sistema avançado de armazenamento de dados e a criptografia armazenarão os números dos cartões em uma rede separada e segura”.

Confira o vídeo abaixo:

Como cadastrar uma forma de pagamento no WhatsApp Pay

Se você se encaixa no perfil de cliente de um dos bancos citados no primeiro tópico e a função já apareceu para você, siga as etapas para cadastrar um método de pagamento.

No Android

  1. Clique no menu de três pontos no canto superior direito;
  2. Selecione a opção “Pagamentos”;
  3. Toque na opção “Facebook Pay”;
  4. Toque em “Continuar”;
  5. Crie um PIN de seis dígitos para usar nas transações;
  6. Toque em “Avançar”;
  7. Se desejar usar a biometria, ative-a, caso contrário, selecione “Pular”;
  8. Digite seu nome, telefone e CPF e toque em “Avançar”;
  9. Insira os dados do seu cartão de débito
    nome, número, data de validade e código CVV;
  10. Toque em “Salvar”.
cadastrar metodo de pagamento no whatsapp para enviar dinheiro

Após cadastrar seu cartão, será necessário verificá-lo.

Quando você tocar no botão “Verifique agora”, escolha como deseja fazer o processo: via mensagem de texto, e-mail ou pelo aplicativo do banco.

Dessa forma, um código será gerado em um dos métodos para ser inserido no WhatsApp e verificar o cartão. Depois disso, os pagamentos já podem ser feitos no WhatsApp Pay.

No iPhone:

  1. Toque em “Ajustes” (ícone da engrenagem);
  2. Selecione a opção “Pagamentos”;
  3. Depois, selecione “Facebook Pay”;
  4. Toque em “Continuar”;
  5. Crie um PIN de seis dígitos para usar nas transações;
  6. Toque em “Avançar”;
  7. Se desejar usar o Face ID ou Touch ID para autenticar as transações, ative-os. Ou toque em “Agora não”;
  8. Digite seu nome, telefone e CPF e toque em “Avançar”;
  9. Insira os dados do seu cartão de débito
    nome, número, data de validade e código CVV;
  10. Toque em “Salvar”.

Em seguida, basta fazer a verificação do cartão via SMS, e-mail ou pelo app do banco.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay

Se você ficou curioso, veja o no vídeo abaixo como enviar dinheiro no WhatsApp Pay.

No Android:

  1. Após cadastrar e verificar o cartão, acesse o chat de quem deseja enviar dinheiro no WhatsApp, toque no ícone de
  2. anexo (o clipe de papel) e selecione “Pagamentos”;
  3. anexar pagamento whatsapp (enviar dinheiro)
  4. Digite o valor que deseja enviar e descreva o pagamento (opcional);
  5. Toque em “Pagar”;
  6. Faça a autenticação via código ou biometria.

Após isso, o contato deve aceitar o pagamento, tocando na opção “Aceitar pagamento” que aparecerá. Esse procedimento, tanto de enviar, quanto de receber, não pode ser feito pelo WhatsApp Web ou pelo WhatsApp Desktop (se limitando ao app de celular).

aceitar pagamento whatsapp

No iPhone:

  1. Acesse o chat de quem deseja enviar o dinheiro;
  2. Toque no ícone “+” e selecione a opção “Pagamento”;
  3. Digite o valor que deseja enviar e descreva o pagamento (opcional);
  4. Toque em “Pagar”;
  5. Faça a autenticação via código ou biometria.

Após isso, o contato que recebeu o dinheiro deve tocar em “Aceitar pagamento” para que a quantia seja enviada para a conta bancária também cadastrada por ele no app.

13 perguntas e respostas sobre o Whatsapp Pay

Está com dúvida sobre o novo recurso? Conheça mais sobre ele vendo “13 perguntas e respostas sobre o Whatsapp Pay”:

1. O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma nova maneira de transferir dinheiro, que estará disponível para todos os usuários do WhatsApp. Na prática, é mais um recurso para as pessoas fazerem transações (transferências ou pagamentos) quando necessário.

O serviço foi aprovado pelo Banco Central em 30 de março para transações que envolvam cartões das empresas Visa e Mastercard.

No Brasil, segundo país do mundo a contar com esse serviço, são 120 milhões de usuários – ou cerca de 60% da população brasileira. O primeiro país a ter acesso foi a Índia.

2. Como ter acesso ao recurso?

O WhatsApp informou que o serviço será liberado gradualmente para todos os usuários do app ao longo deste ano.

Segundo a empresa, as pessoas com a função já ativada poderão convidar amigos e familiares em todo o país para utilizar os pagamentos no WhatsApp também – desde que tenham cartões Visa ou Mastercard.

Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp. 

3. Como fazer a configuração para a primeira transferência?

Para começar a usar o recurso, o usuário precisará configurar o seu aparelho por meio do próprio WhatsApp.

Para isso, seja no sistema operacional Android ou iOS, a lógica é a seguinte:

Primeiramente, toque no “clipe de papel” ou no item com sinal de soma (+) no espaço onde se digita.

Então entre as opções, como documentos, fotos e vídeos, sala, localização, também aparecerá a opção “pagamentos”. O usuário deve clicar e inserir o valor que deseja transferir nesta primeira vez que for utilizar o serviço.

Depois disso, o usuário vai colocar o valor e dar continuidade na seta abaixo, seráentão, solicitada uma forma de pagamento para que a transação seja realizada.

Nesse momento, uma aba do Facebook Pay vai abrir explicando os termos de uso do serviço. O usuário deve concordar com os termos para usar o serviço.

Feito isso, será solicitada a criação de um PIN para o Facebook Pay. É uma espécie de assinatura eletrônica da transação, de biometria ou de leitura facial. O PIN varia de acordo com o aparelho compatível.

Finalmente quando for criado o PIN, o usuário vai inserir dados pessoais: nome completo e CPF.

Depois, vai adicionar um cartão de débito emitido por um dos bancos parceiros. Ao adicionar o cartão, haverá uma verificação e confirmação do cartão do usuário por meio de um código recebido via SMS, via e-mail ou via app do banco.

Pronto! Feita essa verificação e configuração, o usuário já poderá fazer transferências

4. Como faço uma segunda transferência?

Depois de fazer a configuração inicial citada acima, para fazer uma nova transferência o usuário deve tocar no “clipe de papel” ou no item com sinal de soma (+) no espaço onde se digita. Entre as opções, como documentos, fotos e vídeos, sala, localização, também aparecerá a opção “pagamentos”.

Depois disso, insira o valor desejado, com a possibilidade de escrever uma mensagem se quiser, e clique na seta para enviar. Se já tiver um cartão configurado, os quatro últimos dígitos do cartão vão aparecer e o usuário precisa apenas clicar em “pagar”.

Em seguida, vai ser solicitado o PIN (salvo durante a configuração).

Feito isso, o dinheiro será enviado e uma mensagem sobre a transação aparecerá na própria conversa do app. 

5. Há limites para as transferências?

Os usuários poderão enviar até R$ 1.000 por transação, com limite mensal de R$ 5.000.

É possível fazer até 20 transações por dia.

Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais.

Os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações para aumentar a segurança, por exemplo.

6. Quem pode usar o WhatsApp Pay?

Por enquanto, o serviço só está liberado para pessoas físicas usuárias do aplicativo de mensagens. A empresa já afirmou que haverá a opção de pagamentos para pessoas jurídicas, mas não especificou datas.

7. O WhatsApp Pay tem custos?

Para o usuário pessoa física o uso do serviço de transferência não tem nenhum custo. A empresa informou que nenhuma empresa envolvida no processo cobrará algo do usuário. Tudo será gratuito.

“O WhatsApp não fornece detalhes sobre o modelo de negócio entre as instituições parceiras desse novo serviço. Mas não são cobradas taxas dos usuários”, disse a empresa.

8. Quais os métodos de pagamentos aceitos no WhatsApp Pay?

O serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pagos ou os chamados cartões combo (que oferece a opção débito e crédito) do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

O WhatsApp já informou que está aberto para mais parcerias de instituições financeiras e adquirentes.

9. Quanto tempo demora para a transferência acontecerno WhatsApp Pay?

Segundo o WhatsApp, as transferências “são rápidas” e “podem ser realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

A empresa explicou que no futuro haverá uma integração do WhatsApp Pagamentos com o Pix.

Porém, isso ainda não é realidade hoje. “A função de iniciador de pagamentos que o Facebook Pagamentos do Brasil Ltda tem no WhatsApp ainda não foi incluída no Pix.

Até o momento, apenas instituições de pagamentos e instituições financeiras podem trabalhar no Pix. Os pagamentos no WhatsApp serão integrados ao Pix no futuro”, diz a empresa na nota.

10. O WhatsApp Pay é seguro?

O WhatsApp no Brasil foi regulado pelo Banco Central recentemente. O serviço foi aprovado em 30 de março deste ano como iniciador de pagamentos, após uma espera de nove meses para ser aprovado.  

O iniciador de pagamentos é um tipo de instituição de pagamentos. Ou seja, uma empresa que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

“As instituições de pagamento possibilitam ao cidadão realizar pagamentos independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras”, conforme explica o BC.

O iniciador de pagamentos, também chamado de Pisp, encaixa-se nesse conceito. Porém, tem características diferentes dos outros tipos de instituição de pagamentos já existentes.

“O Pisp é uma empresa regulada pelo BC que, mediante a solicitação do cliente, poderá executar uma ordem de transação. Ou seja, pode movimentar quantias de uma conta para outra a pedido do usuário.

Porém, não pode ‘encostar’ nos valores que está movimentando”, ressalta Bruno Balduccini, sócio do Pinheiro Neto Advogados e especialista em direito bancário e transações financeiras.

Dessa forma, o WhatsApp não tem acesso ao dinheiro que está no banco, mas faz o banco executar a ordem a pedido do cliente (que deu início à transferência dentro do app).

De acordo com a empresa, o serviço de pagamentos é protegido por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis. “O serviço de pagamentos foi desenvolvido com um forte conjunto de princípios de segurança e privacidade”, diz a empresa.

Os princípios são:

  • A criptografia entre o telefone do usuário e os servidores WhatsApp, que serve para manter as informações da sua conta de pagamento seguras;
  • O armazenamento de dados contém várias camadas de proteção de hardware e software. “O acesso a esses dados nos servidores do Facebook Pay é extremamente limitado e monitorado o tempo todo”, diz a empresa;
  • A proteção biométrica do dispositivo, a leitura facial ou o PIN do Facebook Pay adiciona outra camada de segurança antes de enviar dinheiro ou fazer um pagamento;
  • Só é possível enviar dinheiro de sua conta do WhatsApp se o usuário fornecer as informações corretas de cartão de débito ou combo, e se for verificada a autorização do usuário.

11. O WhatsApp se responsabiliza por fraudes?

Ainda segundo a empresa, em caso de invasão de uma conta do WhatsApp, como o golpista instala essa conta em um dispositivo diferente, ele não conseguirá realizar pagamentos, pois é necessário o uso do PIN do Facebook Pay ou da biometria para confirmar a transação.

Além disso, se a conta do WhatsApp for instalada em um novo aparelho, as informações de pagamentos são automaticamente redefinidas (reset), evitando que golpistas tenham acesso à sua conta do Facebook Pay.

“É importante reforçar que os usuários não devem compartilhar seu PIN com ninguém. Para ter certeza de que os usuários estão protegidos, quando um usuário precisa redefinir sua conta após ser hackeado, a conta do Facebook Pay é apagada e esse usuário pode se inscrever novamente”, disse a empresa.

Questionado sobre eventuais golpes ou falhas de segurança, o WhatsApp explicou que os usuários poderão contatar o suporte da empresa diretamente no aplicativo (Configurações, Ajuda e Fale conosco). Também é possível contatar a Ouvidoria nos canais disponíveis neste link.

Porém, há um alerta: não existe a possibilidade de reverter uma transação. Se o usuário for vítima de engenharia social (quando um cibercriminoso consegue informações confidenciais e sensíveis de uma vítima por meio da persuasão) e efetivar uma transferência usando o WhatsApp Pay, não há como reverter a transação.

Da mesma maneira, se por algum motivo o usuário fizer uma transferência sem querer para um contato desconhecido, não há reversão da operação. Cabe a ele tentar reaver o dinheiro.

“É importante reforçar que, no caso de uma transferência realizada para a pessoa errada, a empresa não consegue reverter a transação por ser um iniciador de pagamentos. O usuário deverá entrar em contato com a pessoa que recebeu a transferência para conseguir a devolução”.

12- É preciso ter o contato salvo para usar o WhatsApp Pay ?

Não é preciso ter o contato salvo para fazer ou receber uma transferência no serviço. “Mas é importante ressaltar que, quando um usuário do WhatsApp recebe uma mensagem de um número desconhecido, ele tem a opção de denunciar, bloquear ou adicionar esse número aos seus contatos”, disse o WhatsApp em nota.

13. É possível usar cartão de crédito no WhatsApp Pay?

Não é possível usar cartões de crédito para fazer as transferências.

Com informações: WhatsApp.